domingo, 22 de fevereiro de 2015

O LATIDO DO CÃO

        Uma das experiências mais bonitas que já vi. Se conseguir, um dia levarei este experimento para meus alunos verem. Misturando Óxido Nitroso e Dissulfeto de Carbono em um recipiente de vidro e fogo temos a reação chamada de The Barking Dog.


sábado, 21 de fevereiro de 2015

SALTO QUÂNTICO: A QUÍMICA DOS FOGOS DE ARTIFÍCIOS

          Todo fim de ano, na época de festividades como natal e ano novo, a atração principal está nos céus quando acontece uma das reações químicas mais impressionantes na visão de crianças e adultos. Mas por que o fogos de artifícios são tão coloridos e em tantas cores diferentes?

           Por causa do fenômeno denominado salto quântico. E o que é isso?

           Salto quântico nada mais é do que um fenômeno que ocorre nos elétrons do átomo. Todos sabemos que os elétrons do átomo estão divididos em níveis. Quando doamos ao elétron mais externo do átomo (da camada de valência) um excesso de energia, ele tende a se mover para um nível energético além do seu. Essa movimentação do elétron para um nível de energia, que não é o seu, falamos que o átomo está em um estado excitado.
             Este estado excitado do átomo, não é um estado onde ele se encontra estável, então o elétron tende a retornar à seu nível energético original. Ao fazer isso, a energia que moveu ele de nível energético tem que ser liberado de alguma forma. A energia é liberada em forma de luz.

             Mas e as cores?

            Cada cor vem de um respectivo sal de elemento químico. Os mais comuns são: Sódio (amarelo), Estrôncio e Lítio (rosa/pink), Cobre (azul/azulado), Bário (verde/ verde incandescente), entre outros metais.

       



terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

TRANSFORMAÇÕES

      Todos nós sabemos que na natureza, a matéria, objeto de estudo da química, está sujeita a transformações. Essas transformações estão dividas em dois tipos: Transformações Químicas e Transformações Físicas.

         
            TRANSFORMAÇÃO FÍSICA: Transformação física é toda e qualquer transformação que a matéria sofre onde não há mudanças na natureza das substancias envolvidas na transformação. Por exemplo:


1 - Rasgar papel
2 - Derreter gelo
3 - Dissolver um soluto em um solvente


     TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA: Transformação química é toda e qualquer transformação que a matéria sofre onde há mudanças na natureza das substâncias envolvidas na transformação. Por exemplo:


1 - Formação de ferrugem
2 - cozimento de alimentos
3 - a fotossíntese

            O nosso dia-a-dia está repleto de transformações químicas e físicas, basta nós aprendermos a enxergar o mundo de uma forma diferente para notarmos esses eventos tão fascinantes e entender que sem a existência de tais transformações não existiria nada, nem a vida.

BIBLIOGRAFIAS:

1 - Utimura, T.Y.: Linguanoto, M.: Química Fundamental, Volume Único, pg. 20, Editora FTD, São Paulo, 1998.

2 - http://www.explicatorium.com/CFQ7-Transformacoes-fisicas-e-quimicas.php