segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

EXPERIMENTOS LOUCOS

   O que seria dos químicos sem seus óculos de proteção e jalecos sujos de experimentos que não deram certo. Estão alguns experimentos fáceis de se fazer.



1- Relógio de Iodo



2- Camaleão Químico



3 - Pedra que pega fogo na água

   Os vídeos são do canal do Manual do Mundo. 

domingo, 11 de janeiro de 2015

RADIOATIVIDADE


    Quando falamos em radioatividade três nomes devem vir a mente:

Antoine Henri Becquerel, Marie e Pierre Curie e Ernest Rutherford.

   Em 1896, Becquerel estudava o efeito da luz solar no óxido de urânio (UO2). Realizando um de seus experimentos, Becquerel guardou em uma gaveta uma amostra de óxido de urânio e deixou lá por vários dias, junto de filmes fotográficos cobertos por um material opaco.
  Quando resolveu abrir se surpreendeu com o que acontecera. Os filmes fotográficos tinham escurecidos, então ele chega a conclusão que o óxido de urânio libera uma radiação invisível. Descobriu-se assim a Radioatividade.
     O termo radioatividade começou a ser usado por Marie e Pierre Curie que no decorrer de seus estudos determinaram que os átomos de urânio eram que liberavam tal radiação. Juntos também descobriram outros elementos radioativos: 



O Polônio


O Rádio

    Em 1898, temos outro grande conhecido nosso, Ernest Rutherford, que dá um enorme passo para responder a seguinte pergunta: 

"Qual a origem da radiação?" - uma vez que a existência de núcleos atômicos era desconhecida. -

     Em seus experimentos, Rutherford passa a radiação entre dois eletrodos carregados eletricamente e  descobre que na presença de um campo elétrico, a radiação se divide em três partes: partículas alfa (α), partículas beta (β) e radiações gama (γ). Ele notou que parte da radiação tendeu a fase negativa do campo elétrico, a qual ele nomeou de partículas α; outra parte da radiação tendeu a fase positiva do campo elétrico, a qual ele nomeou de partículas β: e outra parte da radiação que não foi afetada pelo campo elétrico, a qual ele nomeou de radiações γ.

   Analisando seus resultados, Rutherford concluiu que:

"Os tipos mais comuns de radiação emitidas pelos núcleos radioativos são: as partículas α (núcleos de átomos de He), as partículas β (elétrons rápidos ejetados pelos núcleos) e raios γ (radiação eletromagnética de alta energia)."

    Por estas descobertas, em 1903 o casal Curie junto a Antoine Henri Becquerel receberam o Prêmio Nobel da Física, sendo que Marie Curie foi a primeira mulher a conseguir essa condecoração. Em 1911, Marie Curie voltou a receber o Prêmio Nobel, desta vez de Química pela descoberta do Rádio e do Polônio.

Marie Curie (1867 - 1934)
Pierre Curie (1859 - 1906)
Ernest Rutherford (1871 - 1937)
Antoine Henri Becquerel (1852 - 1908)

Dados Bibliográficos:

1 - Atkins, P.; Jones,L. ; Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente, 3ª edição, pg. 735, Bookman,2006.

2 - Utimura, T. Y.: Linguanoto, M. : Química Fundamental, Volume Único, pg. 133, Editora FTD, São Paulo, 1998.





sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

QUÍMICA PARA FUTUROS QUÍMICOS

   

       Por menos químico que eu seja, entendo que a Química é algo tão grandioso e ao mesmo tempo pequeno, que a Química é algo tão complexo e ao mesmo tempo simples.
       Já ouvi falarem que a Química é bicho de sete cabeças, uma disciplina chata e difícil, que estão estudando porque é obrigatório. Discordo sempre que falam. 
       Pensem assim: O que é Você?

       Por mais louco que você ache que sou, lhe darei uma resposta Química. Você é Química. O seu corpo é composto de minúsculas partes chamadas moléculas. Cada molécula contém átomos, que por sua vez contém prótons, nêutrons e elétrons. Por fazermos parte deste lindo mundo curioso que é a Química, estamos sujeitos a todo e qualquer evento que perturbe a Química de nossos corpos, como o calor e a falta dele, escassez de água, poluição atmosférica, entre outros fenômenos que ajudam a degradar nossa Vida.

        Não só nós mas também todos os outros objetos que estão a nossa volta são Química. Basta saber entender como aqueles objetos fazem parte do mundo da Química e como a Química está contida naqueles objetos.

       

"Na natureza nada se cria e nada se perde. Tudo se transforma."
(Antoine Laurent de Lavoisier, 1789)