Todo fim de ano, na época de festividades como natal e ano novo, a atração principal está nos céus quando acontece uma das reações químicas mais impressionantes na visão de crianças e adultos. Mas por que o fogos de artifícios são tão coloridos e em tantas cores diferentes?
Por causa do fenômeno denominado salto quântico. E o que é isso?
Salto quântico nada mais é do que um fenômeno que ocorre nos elétrons do átomo. Todos sabemos que os elétrons do átomo estão divididos em níveis. Quando doamos ao elétron mais externo do átomo (da camada de valência) um excesso de energia, ele tende a se mover para um nível energético além do seu. Essa movimentação do elétron para um nível de energia, que não é o seu, falamos que o átomo está em um estado excitado.
Este estado excitado do átomo, não é um estado onde ele se encontra estável, então o elétron tende a retornar à seu nível energético original. Ao fazer isso, a energia que moveu ele de nível energético tem que ser liberado de alguma forma. A energia é liberada em forma de luz.
Mas e as cores?
Cada cor vem de um respectivo sal de elemento químico. Os mais comuns são: Sódio (amarelo), Estrôncio e Lítio (rosa/pink), Cobre (azul/azulado), Bário (verde/ verde incandescente), entre outros metais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário